Guarujá On-Line

Guaruja On Line Notícias

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Juros os vilões dos cartões de crédito

Relatório divulgado nesta sexta-feira  pelo Banco Central sobre a indústria de cartões de crédito revela que o lucro dos bancos emissores apresentou "dependência" das receitas provenientes do financiamento oferecido aos clientes, ou seja, da receita de juros que decorre quando o cliente não quita todo o saldo devedor.





O relatório do BC não fala, porém, sobre a taxa de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartões de crédito.
Segundo análise da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os juros cobrados nas operações com cartões de crédito, quando há financiamento do saldo devedor, são "arbitrários", em geral superiores a 10% ao mês, e, com isso, contribuem para o crescimento da taxa de inadimplência no país.




O Banco Central confirmou a informação de que há tendência de alta da taxa de inadimplência, impulsionada pelo aumento do crédito rotativo. "A inadimplência, que até 2005 representou menos de 2% das transações, já alcançava 2,6% no final de 2007", informou o documento

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, declarou que a autoridade monetária não pretende estipular tetos, ou limites, para os juros cobrados pelos bancos nas operações de financiamento do saldo devedor dos cartões de crédito.

Mas  as operadoras de cartões de crédito que cobram juros abusivos por atraso nas faturas de cartões de crédito podem ser obrigadas a devolver, em dobro, a quantia que foi paga pelo consumidor
Por mês, o Procon recebe muitas reclamações envolvendo problemas relacionados a cartões de crédito. Desse total, cerca de 20 a 30 são sobre cobrança de juros abusivos em faturas. Muitos consumidores desconhecem as leis que os protegem contra essa prática ilegal e acabam pagando o que não devem às operadoras de cartões de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário