Uma ponte estaiada ligando a Avenida Mário Covas, em Santos, às proximidades da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo ao Paço Municipal Raphael Vitielo, em Guarujá, é a nova alternativa considerada pelo Governo do Estado para ligar as duas cidades.
foto da balsa Santos Guarujá
Para a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), é precoce afirmar que uma ponte seria melhor que um túnel antes de analisar o estudo e os impactos de ambas as soluções. "Mas eu entendo que a ponte tem um apelo maior, é considerada turística e traz outros benefícios por ser arquitetonicamente mais bonita".
A revelação foi feita nesta terça-feira pelo presidente da Dersa, Délson José Amador, e está contemplada nos estudos da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD), empresa contratada para traçar a viabilidade do empreendimento levando em conta, principalmente, sua localização, a ponte seria uma alternativa ao projeto do túnel que ligaria as duas cidades.]
Para a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), é precoce afirmar que uma ponte seria melhor que um túnel antes de analisar o estudo e os impactos de ambas as soluções. "Mas eu entendo que a ponte tem um apelo maior, é considerada turística e traz outros benefícios por ser arquitetonicamente mais bonita".
O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), concorda. Ele afirma que neste momento a questão está relacionada à solução, à localização, aos acessos e à compatibilização do projeto com as áreas urbanas das duas cidades. "Mas entre ponte e túnel eu sempre fui muito favorável à ponte por questões ambientais e de ganho urbanístico. Uma ponte é sempre um marco, é sempre um cartão postal, uma marca forte das cidades portuárias, que têm travessias importantes, as pontes são referenciais", completou Papa.
O fato é que caso o Governo opte pela ponte, o local da ligação seca atenderia ao desejo dos prefeitos de Santos e Guarujá, pois a construção de uma ponte seria mais viável pelo Centro de Santos que pela Ponta da Praia, onde fica a travessia por balsas. Já o túnel, segundo técnicos, pode ser construído nas duas localizações. "A ideia da ponte seria entre a avenida Mario Covas (antiga Portuária), em Santos, até aquela área próxima à Prefeitura do Guarujá, no caminho de quem vai para Vicente de Carvalho", afirmou o deputado Barbosa.
O projeto é péssimo, atende ao Lobby das transportadoras e Terminais marítimos, não desenvolve o turismo e seu custo é muito maior, a balsa continuara a ser usada pela grande maioria da população que não dará volta olímpica para acessar esta ponte. Lamentável a posição dos prefeitos que mais uma vez ignora ou anseio da população.
ResponderExcluirO túnel em termos ambientais é muito melhor e custo é menor.
O risco de uma colisão entre uma balsa e um navio ficará a cada ano que passa um risco maior, se acontecer uma colisão deste tipo além de vidas humanas, terá um grande desastre ambiental pelo vazamento de combustível, se aferir um grande prejuízo econômico, pois fecharia a entrada da Barra.
O Mundo combate o aquecimento global esta ponte sem dúvida pelo deslocamento muito maior dos veículos terá uma queima maior de combustível fóssil, um dos vilões do aquecimento. Parece que Santos e Guarujá andam na contramão do Mundo.
Esta ligação poderá por em risco uma possível invasão de terminais de contêineres e posseiros na área continentais um dos poucos redutos de Mata Atlântica e manguezais na nossa Região, em suma lamentável esta ponte que atenderá somente interesses financeiros em detrimentos mais uma vez a população.
Gostaria de deixar aqui uma opiniao tecnica de um engenheiro.
ResponderExcluirTunel com custo menor nunca!
Tunel e no minimo 3x mais que uma ponte.
Tunel com impacto ambiental menor tambem duvido muito.
Quanto a distancia de acesso, em casos de portos vai ser similar. Para a ponte necessitamos subir acima do gabarito de navegacao e no tunel temos que descer abaixo do calado do canal.
Ja o deslocamento da populacao deve ser realizado em qualquer uma das alternativas por meio de transporte publico, ou seja onibus, enquanto que as balsas e pequenas embarcacoes devem ser regulamentadas, fiscalizadas ou proibidas.
Péssimo projeto, não atende aos moradores da região, que continuarão sendo escravos de companhias cobrando taxas, agora pedagio, provavelmente, será o primeiro pedagio urbano do estado de São Paulo, o projeto não contempla as bicicletas nem pedestres, a única coisa que esse projeto vai trazer é desemprego para o pessoal que trabalha na travessia das balsas, operadores, marinheiros, pessoal da manutenção, enfim direta e indiretamente gerará muito desemprego. Além do altíssimo custo estimado de 500 milhões, em São Paulo construiram uma ponte estaiada de duas vias de 1400 metros cada e custou 230 milhões de reais e não é cobrado pedágio, esse negocio de PPP já cheira falcatrua, aqui a ponte terá os mesmo 2800 metro de pista e custará 500 milhões, já dá pra ver que o parceiro privado do estado não vai por a mão no bolso e ainda vai ficar com a cobrança do pedagio, negócio da China.
ResponderExcluirA ponte Rio-Niterói foi tbem alvo de muitas polemicas, pessoas contra, políticos infames que tentaram de tudo para impedir sua criação. Hoje, sem ela, o que seria ?
ResponderExcluirAcho maravilhosa a ideia e a realização dessa ponte. Demorou!
Francamente, balsa...coisa arcaica! Lenta, obsoleta, feia, mal administrada, suja o mar e o ar...
Concordo com Macarcy, com outros detalhes refente ao que dizem algumas pessoas, é muito mais fácil, barato, seguro e viável construir uma ponte que o túnel.
ResponderExcluirAcho apenas que o problema é mais político, mas não tem retorno, ou a ponte sai ou sai quem administra a cidade!
Ninguém vai suportar mais esperar as balsas, o problema é sério e tornou-se questão de honra para o prefeito!
E as balsas, pode colocar no ferro velho, porque se os navios que andam abalroando os atracadouros delas não as eliminarem, algum carro um pouco mais pesado vai, estão em péssimo estado e totalmente enferrujadas.
PARA OS "BOCUDOS" DE PLANTÃO.....UMA DICA...TUDO ISSO CHAMA-SE
ResponderExcluirP R O G R E S S O !!!!!!!!
É INEVITÁVEL.... ISSO GERA SACRIFÍCIO, GERA DESCONFORTO PARA O MUNICIPE...
MAIS O RESULTADO...... COM CERTEZA, SERÁ BOM PARA OS DOIS MUNICÍPIOS, VIDE NITEROI-RIO.
NITEROI CRESCEU MUITO COM A CHEGADA DA PONTE, OS HORIZONTES SE ABRIRAM, AS FRENTES DE TRABALHO IDEM,
VAMOS COM CALMA, CHEGAREMOS LÁ!!!!
SÓ TEMOS QUE FISCALIZAR!!!!!
voces acreditam nestes politicos
ResponderExcluiré obra eleitoreira. sempre perto das
eleições vem este papo.passada as
as eleições voltem para balsa.
vamos cobrar que tenha verbas no orçamento
depois se discute se é ponte ou tunel e aonde
faze-lo
NA MINHA OPINIÃO NÃO JUSTIFICA A CONSTRUÇÃO DA PONTE: 1) É MUITO CARO; 2) IMPACTO AMBIENTAL, POR MENOR QUE SEJA É FATO; 3) VOCÊ CICLISTA ESTÁ EXCLUIDO DA UTILIZAÇÃO; 4) PEDESTRE NEM PENSAR, SÓ PODE TIRAR FOTO; 5) CAMINHÕES, CARRETAS E AFINS NÃO PODERÃO UTILIZAR A PONTE; 5) GUARUJÁ É UM GARGALO, UMA HORA NA FILA DA BALSA É UMA COISA, MEIA HORA NA FILA EM CIMA DA PONTE É OUTRA COISA... PODERIA DAR OUTRAS RAZÕES, MAS VCS CONCLUEM.
ResponderExcluirGOSTARIA DE UNIR TODOS QUE SÃO A FAVOR DA PONTE OU TÚNEL, PARA EXIGIRMOS DESSE GOVERNO FARÇANTE A CONSTRUÇÃO DA LIGAÇÃO ENTRE SANTOS E GUARUJÁ.
ResponderExcluirO projeto não é bom é ruim pois é divertido passiar de catraia e tem muitas pessoas que trabalham com isso eles perdeiavm o impregos oque deve se feito é investir nas catraias
ResponderExcluirE a ponte vai ter muitos carros (fumaça,lixo,acidente e até morte)vai ser pior tenho 13 ano mas sei mais do que muitos adultos
ResponderExcluirÉ isso ai
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