Guarujá On-Line

Guaruja On Line Notícias

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Implosões na pedra itapema assusta moradores

Depois de começada as implosões da Pedra de Itapema, localizada em frente ao Forte de Itapema, na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos, na direção do Armazém 12, alguns moradores de Vicente de Carvalho foram surpreendidos com as detonações e ficaram assustados.
Alguns afirmaram que as detonações fizeram tremer casas próximas a estação das barcas e o barulho assustou muitas pessoas.


O tráfego na via aquaviária é interrompido durante os trabalhos de detonação a fim de garantir a segurança de embarcações e trabalhadores.
As interdições acontece, sempre por três horas, mesmo procedimento adotado durante a derrocagem (retirada) da Pedra de Teffé, que terminou no último dia 26.

Vejam abaixo um exemplo de uma detonação de rochas para se ter uma idéia:



A Docas pretende realizar as explosões em dias alternados. Poderá haver mudanças no cronograma apenas por problemas em equipamentos ou condições climáticas desfavoráveis.
A etapa seguinte será a retirada dos pedregulhos (resultado das detonações) de Itapema e Teffé. As duas rochas serão totalmente removidas até 20 de fevereiro de 2012, conforme programação estipulada pela pasta federal. Ao todo, serão retirados 20 mil metros cúbicos de Teffé e 11 mil metros cúbicos de Itapema.


Antes que o serviço fosse iniciado, a Codesp afirmou que foram vistoriados o Forte de Itapema e a estação das barcas de Vicente de Carvalho.

Para garantir a integridade das edificações situadas a até 500 metros e o ecossistema marinho, serão emitem novamente sinais sonoros antes das implosões, alertando quem estiver nas imediações da rocha.
A derrocagem é necessária para permitir o alargamento do canal de navegação, de 150 para 220 metros.


Fonte: Atribuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário