Guarujá On-Line

Guaruja On Line Notícias

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Um pouco de história

Guarujá também conhecido como 'Pérola do Atlântico', é um município litorâneo do Estado de São Paulo situado na região sudeste do país e banhado pelo Oceano Atlântico.



É considerado um dos balneários mais importantes do Estado graças à proximidade com a sua capital, São Paulo, encontra-se integrado na Ilha de Santo Amaro, onde destacam-se suas numerosas praias paradisíacas. Outro dos grandes atrativos turísticos são suas fortalezas.

Fortes:

Forte Cruz de Itapema - Forte Velho O Forte Cruz de Ipanema, conhecido popularmente como Forte Velho, é um dos principais monumentos histórico militares do município de Guarujá.



Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande foi construída pelos espanhóis no ano de 1584 entre a Praia do Góes e a Praia Santa Cruz dos Navegantes, a sudeste da Ilha de Santo Amaro.

Forte dos Andradas O Forte dos Andradas, conhecido nas suas origens como Forte do Monduba, foi mandado construir pelo Tenente-coronel de Engenharia João Monteiro de Barros no ano de 1934 e inaugurado em 10 de novembro de 1942.

Forte São João da Bertioga O Forte São João da Bertioga está situado à margem do Canal de Bertioga. É a fortaleza mais antiga do Brasil e ainda conserva suas características originais. Atualmente é sede do Museu João Ramalho.

Forte de São Felipe O Forte de São Felipe foi construído a meados do século XVI na margem sul do Canal de Bertioga. Atualmente só conservam-se suas ruínas.

Forte São Luiz O Forte São Luis está situado no extremo norte da Ilha de Santo Amaro, a 27km do centro da cidade. Foi construído no século XVI.

Até o ano de 1540 com a chegada dos primeiros povoadores, Estevam da Costa e Jorge Ferreira, os principais habitantes que ocupavam a Ilha de Santo Amaro, conhecida como Ilha Guaibê, eram as tribos indígenas, embora já havia sido doada em 1534 a Pero Lopes de Souza porém nunca habitada.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro está localizada na Avenida Pluglisi,foi construída no ano de 1934.

Pavilhão da Maria Fumaça - Casa do Trem O Pavilhão da Maria Fumaça expõe no seu interior a antiga locomotiva 'Maria-Fumaça' que unia Vicente de Carvalho e Guarujá. Está situado na Avenida Leomil, na praia das Pitangueiras.
Morro do Sorocotuba O Morro do Sorocotuba é uma pequena formação montanhosa localizada na entrada da estrada de Pernambuco. Nas suas imediações existe uma escada de pedra que dá acesso a Praia do Edén.

PRAIAS GUARUJÁ

o município de Guarujá, está repleto de ilhas e numerosas praias para todos os gostos, desde extensas praias urbanas com todos os tipos de serviços necessários até as praias virgens de difícil acesso.



Praia da Armação das Baleias, Praia Branca, Praia Preta, Praia do Camburi, Praia do Pinheiro , Praia do Iporanga, Praia das Conchas
Praia de São Pedro, Praia do Perequê,Ilha do Arvoredo, Praia de Pernambuco, Praia do Mar Casado, Praia do Sorocotuba,Praia do Edén
Ilha das Cabras (Ilha Givurá), Praia da Enseada, Praia das Pitangueiras, Praia das Astúrias , Ilha da Moela, Praia do Tombo
Praia do Bueno, Praia de Fora, Praia do Monduba, Ilha do Mato, Praia do Guaiúba, Praia Saco do Major, Praia do Congava
Praia do Cheira Limão, Praia do Góes, Praia Fortaleza de Barra Grande

Um comentário:

  1. No blog Guarujá Sempre na Moda tem tudo sobre o Guarujá.

    Visite www.guarujasemprenamoda.com.br e conheça mais a fundo as maravilhas da Pérola do Atlântico.

    ResponderExcluir