Guarujá On-Line

Guaruja On Line Notícias

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sistema de fiscalização eletrônica em ônibus do Guarujá

Para fiscalizar em tempo real os ônibus que circulam na cidade do Guarujá, a Prefeitura está implantando o Sistema de Fiscalização Eletrônica do Transporte Coletivo Municipal. A medida permitirá, entre outras coisas, o gerenciamento da distribuição dos veículos de acordo com a demanda. Guarujá conta atualmente com cerca de 150 coletivos, que a partir de agora serão rastreados.


A implantação do sistema vai garantir mais agilidade e fluidez dos veículos e, consequentemente, diminuirá o tempo de espera dos usuários do transporte coletivo nos pontos de ônibus. O novo controle do serviço do transporte público permitirá a comunicação da empresa concessionária do transporte coletivo e da Prefeitura com os veículos em operação.

Com isso, poderão ser verificados casos como excesso de velocidade e não cumprimento ou desvio de trajeto. A parada do veículo por acidente ou problemas mecânicos também poderá ser controlada. Essa visualização será realizada em tempo real, o que possibilitará ação imediata para atender a demanda, facilitando a vida dos usuários do transporte coletivo.


Para tanto, será criado um banco de dados para monitoramento e rastreamento da frota. O prazo para a implantação completa dos serviços será de seis meses, contados a partir da assinatura de decreto municipal.
Na primeira fase, deverão ser viabilizadas as instalações para um Centro de Controle Operacional e sistema de Comunicação. Um Sistema de Apuração e Gerenciamento de Dados e Informações Operacionais também será criado.

Fonte: Prefeitura do Guarujá

Nenhum comentário:

Postar um comentário