A pedidos de leitores do site fiz uma varredura na net em busca de arquivos sobre o Guarujá e achei coisas preciosas,muitas fotos antigas e apesar de não ter vivido aquela época me trouxe muita nostalgia, deu bastante trabalho achar estes arquivos mas valeu a pena, acho que este tipo de material precisa ser mais divulgado, poucos conhecem sobre a história do guarujá .
Carros de Banho
Elias Chaves importou dos Estados Unidos alguns chalés de madeira então considerados elegantes, que (conforme então divulgado) ofereciam o conforto de uma vivenda e ainda podiam levar os banhistas, sobre rodas, até a beira da água, evitando que eles se bronzeassem - o que, na época, era tido como antiestético e vulgar, além de envelhecer prematuramente as pessoas que se expunham ao sol.
Veja neste Vídeo o relato de uma professora sobre o Guarujá em 1952
Fotos do Grande Hotel La Plage.
Um dos mais famosos estabelecimentos hoteleiros do Guarujá, o Grande Hotel La Plage - teve em 1892 uma instalação inicial em madeira importada, ao estilo do faroeste norte-americano, destruída em dezembro de 1897 por um incêndio.
Um dos mais famosos estabelecimentos hoteleiros do Guarujá, o Grande Hotel La Plage - foi destruído por um incêndio em dezembro de 1897. Foi então reconstruído, na forma de uma instalação modesta em alvenaria, substituída em 1912 pela terceira versão do hotel.
Apesar do seu auge nas décadas de 1910 a 1940, o Grande Hotel começou a declinar no fim dos anos 40. A proibição dos cassinos no Brasil em 1946 impactou duramente o turismo de lucho, e o perfil dos visitantes do Guarujá começou a mudar. A popularização do carro e o surgimento de novas opções de lazer no litoral paulista descentralizaram a elite, que passou a buscar outros destinos.
O hotel acabou então sendo desativado e, infelizmente, demolido, perdendo-se um importante patrimônio histórico e arquitetônico do litoral brasileiro. No local onde antes se erguiam colunas neoclássicas e jardins refinados, hoje restam apenas memórias, fotos antigas e algumas referências em livros e reportagens sobre a história do Guarujá.
Comentários
Postar um comentário