Guarujá On-Line

Guaruja On Line Notícias

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Proibição de tendas na praia

FOLHA VERÃO

RICARDO GALLO

A Prefeitura do Guarujá decidiu fazer blitze para barrar tendas e barracas nas praias. Lei local de 1998 proíbe a colocação dos acessórios -o problema é que os turistas não sabem disso.



E não será dessa vez que saberão: a prefeitura abriu concorrência em 2010 para instalar placas na orla, mas, por problemas com o fornecedor, o processo terá de ser refeito, diz Roberto Lancellotti, chefe da fiscalização.
Resultado: as praias que os banhistas mais frequentam não têm sinalização, como Pitangueiras, Enseada e Astúrias. As únicas placas estão na praia de Pernambuco.
Embora em menor quantidade que os guarda-sóis, as tendas são comuns no local. A Folha viu ao menos cinco ontem em Pitangueiras.


Sem placas, o trabalho dos fiscais fica improvisado. Neste verão, a equipe entrega folhetos aos que colocam tenda na praia.
Usa-se o "bom senso", segundo Roberto Lancellotti: se houver crianças sob a tenda, os fiscais não exigem o desmonte imediato; os banhistas, afirma, são orientados a não instalar o acessório no dia seguinte.


Reincidentes têm de fechar a tenda -em 8 de janeiro, um sábado, duas foram desmontadas. Quem resistir pode ser multado em R$ 500 -nenhuma foi aplicada até agora.
A intenção da prefeitura é colocar os avisos sobre a proibição até o Carnaval.

35 comentários:

  1. Tá certíssimo. De circo (tenda) basta a prefeitura.

    ResponderExcluir
  2. Me perdoem pela ignorância, mas não vejo problema na montagem das tendas. Quem tem criança (como eu), precisa de um espaço para que elas possam curtir a praia sem correr o risco (e o desconforto) de uma insolação.
    Amo o Guarujá. Sempre passamos as férias aí, mas ultimamente as notícias que recebemos são péssimas.
    As autoridades deveriam se preocupar mais com a limpeza pública, segurança e a qualidade da água (sem contaminação por esgoto e os famosos surtos de virose), do que com bobagens como proibir montagens de tendas, as quais são usadas para protegerem os turistas do sol forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E uma lei de 1998, sempre foi respeitada por nós moradores...tenho filhos e netos que nunca teve qualquer tipo de problema.

      Excluir
    2. Nao , devemos aceitar a proibição das tendas ,não podemo aceitar se eu vou para praia com seis seis pessoas vou usar 6 guarda sol que vai ocupar o lugar da tendas .manda esse que enventou essa lei cuidar da segurança do esgoto caindo no mar, e tratamento da água .

      Excluir
  3. Ah, só pra complementar, protetor solar (ou bloqueador) não é suficiente para os meus filhos que são extremamente branquinhos.
    Passo a cada 2h, em caso de ficarem muito tempo na água, ou suarem demais, retoco a cada hora e mesmo assim, preciso deixá-los com camisetas, bonés e até mesmo bermudas para evitar queimaduras solares.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia,não é ignorância sua não você está certa e tem o direito de expressar sua opnião, um Bom dia.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Patricia, concordoooooo

    ResponderExcluir
  6. Acho um tremendo engano evitar as tendas, pois no lugar de uma tenda será necessário um número de guarda-sol maior para abrigar o mesmo número de pessoas. Sem contar que para as crianças é muito mais comodo e seguro. Vale a pena repensar.....

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que tem gente querendo proibir o uso de tendas em praias, é um absurdo de algum político imbecil. O uso de tenda em praias é bem mais seguro e que um guarda sol solto na areia, sem contar que protege contra os efeitos do sol. Acho que a prefeitura deveria repensar no assunto e colocar ainda o nome do criador desta lei absurda para que nunca mais ninguém vote em uma pessoa despreparada para que não ocupe seu tempo com leis como esta.
    Quanta asneira. Desculpem pelas palavras.
    Penso que esta pessoa despreparada deveria preocupar com limpeza, banheiros coletivos limpos e o esgoto da sua própria residência que também contribui para poluir nossa praia.

    ResponderExcluir
  8. olá legal você não pode colocar tendas na praia, em questão da praias no guaruja, por causo de espaço então por que os quiosque cobram epoca de que praias estão cheias, para usar as cadeiras por isso cada dia turismo no guaruja esta ficando muito ruim

    ResponderExcluir
  9. Passamos o carnaval, 12 adultos e 1 criança, na Praia de Pernambuco numa casa alugada e como já não bastasse a lamentável situação das ruas nessa localidade, todas com grandes poças d'água, muita lama, esgotos a céu aberto, acumulo de lixo em quase todas as esquinas ainda fomos surpreendidos com essa lei de não poder usar tenda na praia. Alguém pode me dizer qual o sentido dessa lei? Nossa tenda era de 3x3m e no dia seguinte tivemos de "alugar" 6 guarda sóis claramente ocupando mais espaço que a tenda. O digníssimo deveria se preocupar em instalar duchas e sanitários nas praias e dar mais conforto aos turistas que frequentam o Guarujá e não medidas imbecis que afastam e levam desconforto a quem ajuda na arrecadação da cidade. Com toda certeza já tem 12 pessoas a menos que não mais frequentarão essas praias.

    ResponderExcluir
  10. Ah gente,sinceramente eu acho errado essa proibição...Tenho um bebe de 9 meses que não pode estar muito no sol,ele é branquinho e cuidado redobrado...Tava com ideia de comprar a tenda pra proteger ele...Desculpe-me se estou sendo ignorante,só que não vou mais ai no Guarujá,vou procurar outro lugar que possa usar a tenda,pois prefiro cuiidar da saude do meu bebe,do que ficar só com aqueles guarda sol que não protegem nada...

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! este final de Semana estive no Guarujá,com três famílias, e fizeram nois desmontar a nossa barraca ,nossas criancas tiveram que ficar embaixo de uma arvore perto da calçada... Não iremos mais ..me desculpe mas estão pensando em comercio do que em familia ....

      Excluir
  11. Isso é uma palhaçada na segunda feira 27 de janeiro de 2014 por volta das 14; 00 hora estava na praia do tombo, tenho dois bebes um de um ano e outro de dois anos. não sabíamos dessa lei idiota e montamos a tenda passou uns 15 minutos e veio um guarda municipal nome Odair com muita ignorância disse que precisávamos desmontar a tenda meu marido estava no mar e ele começou a me ameaçar falando que se eu tinha que desmontar a tenda em 2 minutos que não podia ficar esperando meu marido sair da agua disse que iria me dar uma multa e levar minha tenda. Comecei a chorar e chamar meu marido ele veio correndo e as pessoas que estavam em volta ficaram revoltadas e nos ajudaram a desmontar a tenda. Nós iriamos ficar mais uma semana na praia viemos embora e nunca mais iremos voltar. Essa lei foi feita para nos turistas ficarem dependente dos quiosques porque nem descemos do carro e lá vem um monte de gente do quiosque querendo alugar cadeira e guarda sol e eles montam tantos guarda sol que é difícil arrumar um lugar para montar o seu. O legal que ficamos quatro dias no Guarujá e todos os dias sem aguá. Um monte de gente fumando e usando drogas e vcs vem se preocupar com tenda para protegermos nossos filhos do sol estou completamente decepcionada..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito a indignação e a decepção desta senhora, só que os fatos por ela narrados não condiz com a verdade, Eu GCM Odair não lhe faltei com o respeito, pois estes anos que ali exerço minha função nunca tive "problemas" com usuários da praia, muito pelo contrário sou respeitado por todos principalmente pelos frequentadores constantes do local,por trata-los com respeito e urbanidade. Cabe esclarecer que é o fiscal que faz a primeira abordagem orientando o infrator a desarmar sua tenda, quando há desobediência ele o fiscal tem a prerrogativa legal de autuar infrator e/ou recolher seu equipamento, cabendo tão somente ao Guarda dar proteção ao agente cumpridor da Lei. Talvez esta senhora por ter ficado revoltada por toda situação que passou em sua temporada no Guarujá aproveitou o momento para descarregar sua ira em quem está ali para que garanta o cumprimento da Lei, se idiota ou não não cabe a mim julgar. Lamento ter lido esta postagem 02 anos depois, mas vale para ficar registrada.

      Excluir
  12. Tenho uma dúvida... a praia é de domínio da prefeitura ou da marinha (União)? Acho horrível a proibição de tendas, ainda mais nos dias de hoje que o sol está com níveis alarmantes. As tendas tomam menos lugar. A prefeitura deveria se preocupar com a segurança e limpeza e não com coisas tão irrelevantes como esta...

    ResponderExcluir
  13. Essa lei está em atividade lá ainda estou indo agora em dezembro e gostaria de saber?

    ResponderExcluir
  14. Bom Leo Fernandes eu sou aqui do Guarujá e fica difícil confirmar, o negócio é vir e sentir o clima, tem que contar com a sorte destes otários não vir confiscar a sua tenda. Temos que tomar cuidado é com os arrastões que de uns tempos pra cá começaram ocorrer, isto eles não resolvem aqui.

    ResponderExcluir
  15. Um absurdo. Uma palhaçada essa lei. Coisa de quem não tem o que fazer!!! Estivemos aí na segunda semana de Dezembro, na Pitangueiras e tinha tendas montadas ao nosso lado. Porém, não vimos ninguém sendo abordado ou obrigado a desmontar a tenda. Só vale para a alta temporada?

    ResponderExcluir
  16. Boa noite galera! Estava lendo seus posts pois estava em dúvida se pode ou não pode tenda em Guarujá. Pois bem, fiz uma bate volta ontem, dia 31/03/18, na praia de Pernambuco - Guarujá e percebi que tinham várias tendas montadas e não vi nenhum problema com fiscais. Não sei se foi sorte do pessoal ou não têm fiscalização. Tenho uma tenda, da próxima vez levarei para usar.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde. Uma lei editada em 1998, verifiquem bem 1998, naquela época ainda não existia tendas tipo gazebo que sao comercializados justamente para as famílias.Quando o legislador editou a referida norma,ele se referia as grandes tendas de associações e de comércio em geral.

    ResponderExcluir
  18. Acho que criaram essa lei pra que aumente o lucro com aluguel de guarda sol

    ResponderExcluir
  19. Bom, estou indo hj a noite pro Guarujá, será q poderei montar minha renda tranquilamente? Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Por favor ,acabe a de comprar uma tenda para montarmos no Guarujá por com do meu neto e nos claro,pergunta vou ou nan poder usar lá.vou passar uma semana aí.

    ResponderExcluir
  21. Hoje 12/01/2019 estava com minha família 7 pessoas sendo 3 crianças foi obrigada a desmontar minha tenda na praia de guaiGua no Guarujá to indignado com tal situação a barraca é de 3x3 um sol escaldante de 32 graus crianças de 2 anos de idade gente estou incrédula ate agora ,como pode criar uma lei absurda dessa ,quem tiver o nome desse político que criou essa lei passa pra mim por favor é muita falta de vergonha na cara se dá a esse trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Melhor procurarmos outra praia que pode, se não querem o turista, tem cidade que quer e será melhor tratado.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia !!!!!
    Fui a praia da Enseada e fui abordada pelos fiscais , pois estava com a tenda montada e me fizeram desmontar na hora, eu realmente não sabia e fiquei muito triste pois planejamos nossa viagem e só fomos com a tenda que eu não vejo problema nenhum em monta-las ja que colocamos as cordas bem rente aos pés da tenda sempre levamos sacolas e ocupamos o espaço da tenda sem invadir o espaço do outro . Porém lei é lei tivemos que pegar um guarda sol de uma das barracas e é claro consumir algo . Mais o que mais me deixou indignada foi as outras barracas desmontaram e assim que os fiscais saíram montaram novamente e ficou td certo e para nós acabou pq costumo respeitar as leis ja que é lei eles deveriam exigir de todos estavamos em 7 pessoas planejamos tanto e por fim deu no que deu viemos embora antes do tempo e fim de férias . Por outro lado entendo pq vi muitas pessoas montando tendas e esticando a cora longe da tenda o que pode realmente causar acidentes, e também vi muitos turistas relaxados jogando lixo no chão . toda vez que ia até o mar recolhia todas as garrafas e lixo que encontrava no caminho mesmo nõa tendo sido jogado por mim . e o difícil é que a praia não tem sombra arvores nada . Poderiam rever a lei com algumas restrição pagamento de uma taxa para usar a tenda . Sei que minha opinião não tem importa nenhuma pois sou apenas uma turista . E além de tudo meu carro ficou submerso na rua Sta Maria ou seja ,só Prejuízo. mais ainda assim parabenizo o Prefeito pois as praias estão bem limpas mais qdo chove é um caos deveria se atentar pra isso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de bom senso, não precisa proibir tenda é só questão de orientação, nunca deixar a tenda sem ninguém no local e montar de forma que não prejudique ninguém....

      Excluir
  24. Absurdo, com esse sol escaldante as tendas são muito eficiente, proibir porquê? No lugar de uma tenda tem que montar pelo menos 4 guardasois, ou seja o espaço será maior. Isso tem que ser revisto por favor.

    ResponderExcluir
  25. Todo carnaval vou para Guaruja, sempre montamos nossa tenda!! Estou super chateada com essa situação, espero que no carnaval eles sejam mais maleáveis.

    ResponderExcluir
  26. Por isso que gosto de ir pra Ubatuba praia grande, água limpa lugar ótimo e armamos nossa tenda sem problemas

    ResponderExcluir
  27. É simples só deixar de ir nessa praia lixo, onde já se viu ter que ficar no Sol quente, brincadeira, uma coisa é abandonar as tendas sem ninguém em baixo delas, outra coisa é não poder usar a tenda se tem pessoas se protegendo do Sol.....

    ResponderExcluir