Guarujá On-Line

Guaruja On Line Notícias

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Base Aérea de santos

A Base Aérea de Santos funciona como uma pequena comunidade com vida própria. Localizada em Vicente de Carvalho, Guarujá, ela foi fundada no dia 22 deste mês, há 71 anos, e integra o Comando Aéreo de Treinamento do Ministério da Aeronáutica.

                    

Cerca de 800 militares moram na Base, muitos com suas famílias em casas e outros nos alojamentos, e o local tem até mesmo um prefeito indicado, capela e um cinema. O restaurante funciona em um enorme salão com uma refeição simples mas bem preparada.



A Base Aérea é a única unidade militar no Brasil onde funciona um curso de piloto de helicóptero, que até o ano passado atendia o pessoal do Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Militar e organizações de outros países.

Esse ano, excepcionalmente, o curso foi apenas para os recém-promovidos a oficiais aviadores da FAB. O curso tem 25 instrutores, que também executam outras funções.

 O Comando Geral de Operações Aéreas do Ministério da Defesa decidiu transferir o curso de formação de pilotos de helicóptero da Base Aérea de Santos para uma unidade militar localizada em Natal, no Rio Grande do Norte. Essa decisão deve provocar a desativação da Base Aérea, que funciona desde 1922 no Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.


 
A desativação será feita para a preparação do aeroporto metropolitano, veja as imagens da base via satélite aqui ou mais fotos da base aérea de Santos neste site : amigos da base aérea

10 comentários:

  1. o comando geral da eronáutica, devia decidir que deixasse o curso de piloto de helicópetero, na base aérea de santos e abrisse uma em natal.
    com essa notícia ficará mais dificíl de realizar meu sonho de piloto de avião e helicópetero.

    abraços!!

    ResponderExcluir
  2. eu acho um absurdo o desativamento da BAST.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Angela e gostaria de saber como posso ingreçar na força aerea,tenho 15 anos e estou indo para o ensino medio .
    Agradeço se me responderem.Obrigado !

    ResponderExcluir
  4. servi en santos na classe 1955sai em 1976 , me mudei p usa florida nunca mais tive contactoc niguem por la? gostari de trocar imfomacaoes

    ResponderExcluir
  5. que absurdo ! tem tradicoes, tomara que nao aconteca isso

    ResponderExcluir
  6. Eliana Nunes Januario Ohara12 de maio de 2011 às 16:50

    A Base Aérea de Santos, me traz boas lembranças de infância. Frequentava a casa de um primo do meu pai. Perdi contato com ele e seus filhos. Gostaria muito de notícias.O nome dele é Antonio Silvério, os filhos: Sandra, Marcos , Antonio e Tania.
    Por favor se alguém puder ajudar...

    ResponderExcluir
  7. Antonio Carlos do Amaral21 de julho de 2011 às 17:47

    Meu nome é Antonio Carlos do Amaral
    Nasci em Santos mas em 1947 (com dois anos) fui morar em Vicente de Carvalho à rua Mato Grosso, bém próximo da base Aérea.
    Em 1958 eu e alguns colegas torcedores fanáticos do Santos FC,estivemos lá bém proxímos ao avião que levava o rei Pelé,Gilmar,Zito e o canhão da vila - O senhor Pepe ,para a copa do mundo,naquela ocasião.

    ResponderExcluir
  8. Eu, S2 QIG 26103124 Robson Nascimento, servi na FAB orgulhosamente. Faz 36 anos porém até os dias atuais lembro-me daquele período da minha vida, meu irmãos de farda e tudo mais. Infelizmente nosso país não preserva sua História.

    ResponderExcluir
  9. fui da primeira turma que passou da ala 435 para base aerea de santos.segunda de 1979.s2 vitalino do esquadrao de materiais oficina de veiculos.cap.Lazari e ten.Collins.otimas lembranças.

    ResponderExcluir